Anatomia aplicada ao Yoga

Quem pratica ou estuda Yoga deve ter algum entendimento sobre o corpo humano para evitar qualquer tipo de lesão.

ustrasana-600x350

A partir dos estudos do curso de formação de Yoga da Humaniversidade com o professor Gerson D´Addio da Silva, um breve texto sobre conceitos e nomenclaturas da Anatomia para compreendermos melhor o corpo e movimentos que fazemos durante a prática.

CONCEITOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

A biologia é a ciência que estuda a vida. Dentro desta definição ampla, todas as ciências destinadas a estudar e conhecer aspectos pertinentes à vida podem ser consideradas subdivisões da biologia.

Há uma ordem organizacional da vida desde o nível mais microcósmico até o mais macrocósmico, e convencionou-se dividi-la em partes que chamamos de níveis de organização da vida.

Estes níveis são:
Átomos > Moléculas > Células > Tecidos > Órgãos > Sistemas > Organismo > Comunidade > População > Ecossistemas > Biosfera.

Átomos e moléculas são estudados pela física e química e, em se tratando especificamente da química dos seres vivos, a chamamos de bioquímica.
As células são estudadas pela citologia e os tecidos pela histologia.
Os órgãos, sistemas e o organismo são estudados em seus aspectos estruturais e funcionais pela anatomia e fisiologia, havendo ainda algumas outras ciências que exploram aspectos específicos do organismo, tais como a fisiopatologia (estuda os mecanismos das doenças) e a psicologia (estuda as funções mentais).

INTRODUÇÃO À ANATOMIA

Anatomia estuda a estrutura do organismo, como são os órgãos que o compõem, onde estão e quais suas dimensões e conformações.

Há 3 eixos básicos que atravessam o corpo humano, definindo as 3 direções básicas do corpo tridimensionalmente. Assim, para se ter referências que nos permitam localizar estruturas dentro do organismo.

1. Eixo Longitudinal: Atravessa o corpo em sua maior dimensão, ou seja, do crânio aos pés. Assim, pode ser chamado também de crânio-podal.

2. Eixo Sagital: Atravessa o corpo medianamente no mesmo sentindo da sagita. Assim, este eixo é ântero-posterior, tal qual uma flecha que entra no peito e sai nas costas.

3. Eixo Transversal: Atravessa o corpo medianamente de um lado até o outro, sendo por isso também chamado de látero-lateral.

Quando associamos as direções de 2 eixos básicos, formamos planos. A determinação de planos é fundamental para a compreensão da Anatomia.
Assim sendo, quando combinamos a direção do eixo longitudinal com a do transversal , formamos o plano frontal. Um corte frontal do corpo é aquele que corresponde a uma visualização das estruturas de frente.
Quando combinamos a direção do eixo longitudinal com o sagital, formamos o plano sagital. Um corte sagital do corpo nos permite ver as estruturas de “perfil”.
Quando enfim combinamos os eixos sagital e transversal, formamos o plano transversal.
O plano transversal divide o corpo em parte superior e inferior, e cujos movimentos são visíveis de cima ou de baixo (rotação do tronco à direita ou à esquerda).
Um corte transversal da coluna, por exemplo, nos permite ver o corpo vertebral à frente do canal medular e as apófises transversas projetando-se aos lados deste mesmo canal.

eixos/planos

Planos e eixos corporais básicos a partir da posição anatômica (coluna ereta, as pernas um pouco afastadas em pé, braços e antebraços numa posição em que as palmas das mãos ficam voltadas para frente)

Eixos:
Longitudinal;
Sagital;
Transversal;

Planos:
Frontal;
Sagital;
Transversal;

Seguindo estes eixos de referências, as estruturas podem ser designadas umas em relação às outras como:

Superiores/ Inferiores;
Anteriores/ Posteriores;
Mediais/ Laterias;
Internas/ Externas;

movimento

As posturas de Yoga, quando classificadas segundo o movimento axial enfatizado, podem ser de:

Flexão;
Extensão;
Flexão lateral;
Rotação ou torção;

movimento

ANATOMIA APLICADA AO YOGA

A técnica de Yoga pode enfocar movimentos específicos em torno de cada eixo do corpo e com a preservação de cada plano.
Por exemplo, nas posturas de inclinação lateral, o plano frontal é preservado, nas posturas de flexão e extensão, o plano sagital é preservado, e nas torções e plano transversal é preservado. Assim, cada postura enfatiza uma direção específica de movimento.

Uma prática completa de asanas deve incluir ao menos uma postura de cada classe, pois assim o condicionamento da coluna vertebral é mais completo permitindo a liberação de restrições em todos os níveis do corpo.

Referências bibliográficas:

– Curso Básico de Yoga teórico-prático
Gerson D’Addio da Silva

– Anatomia e Fisiologia Aplicadas ao Hatha Yoga – Volume 1: Sistema Locomotor
Danilo Forghieri Santaelia
Gerson D’Addio da Silva

About Tamy Ohara