Se eterniza hoje o Mestre B. K. S. Iyengar

BKS IYENGAR

Há muitos anos Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar vêm dividindo todo o seu conhecimento em consciência corporal, filosofia e técnicas de prática terapêutica, com todos que têm interesse em aprofundar-se na jornada interior!
Foi e ainda é de importância rara e preciosa a sua contribuição ao Yoga.
Autor de muitos textos sobre Yoga, em seu livro ‘Luz na Vida’ um trecho me fez refletir sobre a sua majestosa partida deste mundo:

“Como animais, andamos pela terra. Como portadores da essência divina, vivemos entre as estrelas. Como seres humanos, estamos presos nesse intermédio, tentando conciliar o paradoxo de trilhar nosso caminho na terra enquanto buscamos algo mais permanente e profundo. Muitos procuram essa Verdade maior no céu, mas ela está bem mais próxima que as nuvens. Reside dentro de nós e pode ser encontrada por qualquer um que se aventure na jornada interior.
As pessoas geralmente querem as mesmas coisas. A maioria deseja simplesmente saúde física e mental, compreensão e sabedoria, paz e liberdade. Os meios que utilizamos para atender a essas necessidades básicas muitas vezes se rompem nas costuras, à medida que somos puxados de um lado para o outro pelas diferentes, e geralmente conflitantes, demandas da vida humana. A finalidade do Yoga, assim compreenderam seus sábios, é satisfazer todas as necessidades humanas num todo abrangente e inconsútil. Seu objetivo é nada menos que alcançar a integridade da unidade – unidade conosco e, consequentemente, com tudo que está além de nós. Assim nos tornamos o microcosmo harmonioso no macrocosmo universal. A unidade, que costumo chamar de integração, é o alicerce da totalidade, da paz interior e da liberdade suprema.
O Yoga nos permite redescobrir o sentido de totalidade, e então nos libertamos da sensação de estar constantemente tentando encaixar peças quebradas. Permite-nos encontrar dentro de nós uma paz que não se deixa perturbar nem atormentar pelas incessantes tensões e batalhas da vida. Permite-nos encontrar um novo tipo de liberdade, que muitos talvez nem saibam que existe. Para um yogue, liberdade significa não ser atingido pelas dualidades da vida, por seus altos e baixos, seus prazeres e sofrimentos. Significa a equanimidade e, fundamentalmente, a descoberta de que existe, em cada pessoa, um núcleo interno sereno, sempre em contato com o infinito eterno e imutável.
Repito que qualquer pessoa pode embarcar na jornada interior. Assim como as plantas buscam a luz do sol, a vida busca a plenitude.”

Trechos do livro: Luz na Vida – B. K. S. Iyengar

Presto a minha homenagem com muita gratidão à Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar por todo o seu conhecimento e sabedoria que chega e muda a vida das pessoas!
Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (14/12/1918) faleceu hoje dia 20/08/2014, às 3h15 da madrugada em um hospital privado em Puna – Índia aos 95 anos de idade com insuficiência renal, segundo os médicos.

About Tamy Ohara