Coletor menstrual e absorventes de panos!

Uma das soluções mais lindas e eficazes para as mulheres que querem ter atitudes mais plenas com a nossa Mãe Natureza!

coletor abs panosOs coletores menstruais e os absorventes de panos são duas opções de escolhas sustentável para as mulheres que querem substituir os absorventes descartáveis!

Por que substituir os absorventes descartáveis?

Os absorventes de panos geralmente são confeccionados em tecido de algodão que permite ao corpo respirar livre de produtos químicos e plástico ao contrário dos absorventes comuns.

O copinho ou coletor menstrual também não contém substâncias químicas e geralmente são produzidos 100% em silicone medicinal hipoalergênico, não interferindo na umidade natural da vagina.

Como utilizar o coletor menstrual? 

É simples de usar, ele é inserido na vagina e lindamente coleta o fluxo menstrual!

Para colocar você primeiro precisa higienizar o coletor e depois sem pressa achar uma posição confortável, podendo ser em pé com uma perna apoiada, de cócoras ou sentada no vaso sanitário.

Veja algumas opções de como amassar o seu coletor:

FORMAS

Com os músculos da vagina relaxados, dobre o coletor, respire e insira começando pela parte arredondada na direção horizontal (na direção do ânus) e não para cima. Continue, mesmo que ele desdobre-se antes de ser colocado totalmente. Precisa inserir até que ele fique completamente dentro da vagina.
O copinho fica em posição mais baixa que um absorvente interno, mais ou menos a 1 cm da entrada da vagina o que facilita na hora da remoção.

Verifique que o coletor abriu completamente, tente alcançar com o dedo indicador perto da borda do copinho ou então dê uma volta completa segurando próximo da haste para verificar se não tem nenhuma parte amassada. Se não tiver completamente aberto, retire-o e coloque-o novamente sem pressa. Esse processo pode demorar alguns minutinhos, o importante é tentar se manter tranquila, afinal tudo que é novo precisa de um período de adaptação.

Você pode usar o coletor por até 12 horas ao dia e se inserido corretamente não vaza. Não deve incomodar, se por acaso a haste ficar machucando você pode cortar com cuidado para não furar o copinho.

Na hora de retirar, esteja com as mãos limpas e com a musculatura da vagina relaxada encontre a haste ou então a base do seu copinho. Aperte levemente a lateralzinha retirando o vácuo e puxe. Se não encontrar o copinho, fique tranquila e faça um pouco de força com os músculos vaginais até encontrá-lo. A posição de cócoras ou agachada facilita a remoção.

Após a retirada do coletor você deve higienizar com água e sabão neutro e inserir o coletor novamente. Se não estiver em casa você pode limpá-lo com um lenço umedecido, papel higiênico ou levar consigo uma garrafinha com água e logo que chegar em casa lavá-lo corretamente. Esse processo deve ser feito algumas vezes durante o dia conforme a intensidade do seu fluxo menstrual. Com o tempo você vai perceber a frequência ideal que deve removê-lo para esvaziar e não é necessário tirar o coletor para urinar ou evacuar.

O fluxo menstrual é coletado no copinho assim você pode saber de verdade qual é a intensidade da sua menstruação! Tendo duas opções a partir dai: na hora da remoção você pode descartar o sangue na privada, ou você pode misturar em um recipiente o sangue com água e depois regar as plantas com esta água que estará rica em nutrientes que poderá ser devolvida para nutrir a Terra! Em um ciclo lindo de integração e harmonia com a Natureza! Pois o contrário acontece também, a Terra gera alimentos que nos nutri todos os dias! Caso você passe muito tempo na rua, você pode levar uma garrafinha vazia junto a você para armazenar o sangue e quando chegar em casa misturar com água e regar as plantas.

Esse mesmo processo você também pode fazer com os absorventes de panos.
Na hora que você for trocar, você pode deixar de molho em um recipiente os absorventes com água até que o sangue decante e depois regar as plantas! Se não estiver em casa, você pode guardar os absorventes de panos e depois que chegar em casa deixar de molho na água.
Como os absorventes são de algodão e tem essa qualidade porosa de esponja, que absorve e solta facilmente os líquidos, facilita na hora de lavar. Você pode lavar com sabão à mão ou até mesmo na máquina de lavar!

Depois que o seu ciclo acabar é só lavar tudo direitinho, guardar e usar novamente no próximo ciclo!

A escolha por essas alternativas ajuda a diminuir o risco de infecções, alergias e irritações.
Além de oferecerem muito conforto, serem reutilizáveis, são econômicos e ecológico, já que você adquiri um coletor e alguns absorventes de panos, usa por vários anos e não precisa mais comprar absorventes descartáveis!

Para as meninas/mulheres que são virgens, o uso dos coletores menstruais pode causar o rompimento do hímen. Mas existem relatos de usuárias virgens que se adaptaram muito bem aos coletores. Tudo depende se a você se sente a vontade para usar!

Existem várias vantagens e poucas desvantagens sobre o uso dos coletores menstruais e absorventes de panos e sempre vai ter mulheres que gostam e também que não gostam. O que vale mesmo é a experiência que você se coloca à vivenciar! E mesmo que você de alguma forma não consiga fazer a troca completa pelos coletores e bioabsorventes, só de reduzir a quantidade do uso de absorventes descartáveis já é uma grande atitude que com certeza vai fazer diferença para a sua saúde e para o Planeta!

Quer saber como foi a minha experiência com o coletor e absorventes de panos?

Descubra um pouquinho mais nesse vídeo:

Referências de pesquisa/imagens e locais para comprar:

INCICLO

MORADA DA FLORESTA

About Tamy Ohara

2 comments